terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Meditação e as Qualidades Humanas




Por Mariah Bressani

Trazemos conosco ao nascer todas as qualidades humanas, que ao longo da nossa vida podemos desenvolver. 
“Escolhemos” algumas e deixamos de lado ou delegamos outras ao “outro”.
Ao conjunto de qualidades que “escolhemos” chamamos de “Eu”. 
Portanto, o “Eu” é um conjunto de qualidades humanas que elegemos para nós, com as quais nos identificamos e que desenvolvemo-las (mais ou menos) no decorrer da nossa vida.

Aquelas qualidades que não fazem parte do conjunto “Eu”, fazem parte do conjunto “Outro”. Então, o “Outro” é um conjunto de qualidades que delegamos para o “não-eu”, e que, a partir da nossa percepção,  desenvolvem-na (mais ou menos) no decorrer de suas vidas.
Assim temos uma cisão das qualidades humanas, separadas por conjuntos de “Eus” e “Outros”, dentro da nossa compreensão sobre as individualidades. 
Entretanto, Jung nos disse que “temos tudo dentro de nós”! E com a meditação e com o autoconhecimento constatamos que ele tinha razão.

No exercício da meditação, com aprofundamento da concentração podemos ver (e até sentir fisicamente) um desfilar de qualidades que estavam guardadas no mais profundo de nosso ser e outras que usávamos de forma equivocada ou superficial.
Podemos meditar cada uma das qualidades humanas e percebê-las em nós e a sua atuação dentro de nós e através da nossa personalidade e por qual viés se desenvolvem dentro de nós.Podemos meditar, por exemplo, sobre a confiança.
Qual é o grau de confiança que eu tenho dentro de mim?Em que grau a confiança está presente na minha vida? Confiança em demasia nos faz tolos, de menos, paranóicos.

Portanto, em busca do equilíbrio de cada qualidade humana presente em nós (dentro e fora), meditemos!



imagem: pixabay

***********


Nenhum comentário: