quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Meditação e Perseverança




Por Mariah Bressani

Tudo na vida é uma questão de treino – sem exceção – inclusive o exercício de meditar e do autoconhecimento. Por isso, é com “treinamento” e perseverança, precisamos fazer a meditação e a autodescoberta através do autoconhecimento.

Se fomos treinados pela nossa educação ocidental a sempre “olhar” para fora, torna-se difícil fazer o movimento contrário, ou seja, voltar-se para dentro de nós mesmos. E, então com perseverança e vontade, desenvolvemos esse movimento (o da interiorização).

A perseverança tem como pré-requisito a vontade: “Eu quero”.
A vontade tem como pré-requisito a crença: “Eu acredito”.
Portanto, se eu acredito, a minha vontade – o meu querer – fica fortalecido e, consequentemente, eu persevero.
E, assim, com a perseverança eu insisto, apesar das dificuldades que se me aparecerem pelo caminho.

A perseverança nos ajuda a insistir no exercício da meditação e no processo do autoconhecimento, apesar das dificuldades iniciais e os exercícios da meditação e do autoconhecimento nos ajudam a desenvolver mais fortemente a nossa perseverança em todos os campos de nossa vida.

Aprendemos que perseverar nos ajuda a conseguir a atingir nossas metas.
Aprendemos que perseverar fortalece a nossa autoestima, pois, aprendemos que somos fortes em nosso querer e, então, nos conduzimos àquilo que realmente nos dá satisfação.

Aprendemos que ao perseverar na meditação e no autoconhecimento, não ficamos ali parados fazendo nada à toa, mas, que naquele aparente “fazer nada” estamos fazendo tudo... tudo por nós...  e aquele momento que nos permitimos parar e refletir sobre as nossas "verdades" estamos fazendo o que é fundamental para nós: nos encontrando conosco mesmos, com o indivíduo e o ser humano que somos.

Dando tempo ao tempo, perseverando,... com paciência... nós nos achamos, nós nos descobrimos, nós nos encontramos conosco mesmos, dentro de nós mesmos, desvendamos os mistérios do ser que nos habita, com aquilo que temos de essencial: a nossa Essência humana... através da meditação.


imagem: unsplash

***********

Nenhum comentário: