segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Continuando a Apresentação



E atualizando minha apresentação:

Sou psicóloga e psicoterapeuta junguiana, coach e escritora.
Penso que meu trabalho é ajudar, tendo como instrumento a psicoterapia, o coaching e os meus livros, no crescimento pessoal de quem me procurar.

Acredito que o nosso destino é evoluir. 
Evolução é mudança contínua; é transformação; é crescimento.
E podemos, ou não, colaborar com nossa evolução.
Sei, por experiência própria, que para crescer verdadeiramente no máximo do nosso potencial é necessário colaborar com as mudanças que ocorrem naturalmente em nosso interior e em nossas vidas.

Quando colaboramos com a nossa evolução, as mudanças e as transformações que vivemos ocorrem de forma mais harmônicas, sem grandes sofrimentos.
Porém, quando não colaboramos com a nossa evolução natural, quando resistimos às mudanças e transformações que ocorrem em nossas vidas, o drama pessoal é proporcional à resistência. 
Acredite nisto: tudo o que sofremos é fruto da sua resistência à evolução natural de nosso ser.

Considero todos os sofrimentos emocionais e psíquicos como “sintomas” da resistência às mudanças e transformações que se nos apresentam.
Por isso, acredito que nossa melhor escolha (a mais inteligente e saudável também) é colaborar com as mudanças e transformações que se nos ocorrem.
Dentro do universo da psicologia existem diversas linhas e técnicas de tratamento da psicoterapia, como auxiliar no processo do autoconhecimento.

De forma bem sintética, segui um caminho profissional, onde me encontrei com Jung, com a mitologia grega, estudei diversas religiões e, enfim, cheguei à meditação.
Encontrei em Jung (nos meus estudos e no meu próprio processo de autoconhecimento) muitas respostas para compreender o que acontece na psique humana.
Jung, a mitologia grega (as mitologias de maneira geral), as diversas religiões e, inclusive, a meditação falam – cada um a seu modo – de símbolos.
Jung fala que tudo o que vivemos nos tem um significado muito particular; que tudo é simbólico; que tudo está carregado de símbolos, pessoais e coletivos.
Aprendi a observar as pessoas com quem nos relacionamos, a vida e as situações que vivemos como símbolos.

Compreendi que a meditação é um instrumento perfeito, por excelência, para auxiliar no processo de autoconhecimento, para acessar os símbolos em nosso interior.
Por isto, indico a meditação como prática complementar, para ajudar no processo do autoconhecimento.

Mariah Bressani

***********

Nenhum comentário: