segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Apresentação

Sou aprendiz da Vida!
Procuro colocar-me sempre aberta para aprender a ser eu mesma.
Busco dentro de mim quem eu sou.
Mas, afinal, quem sou eu?
Acredito que a única maneira de responder a esta pergunta é através do processo de autoconhecimento. E este processo é vitalício, ou seja, é para toda a vida: ocorre no transcorrer de nossa vida.
Como uma pedra preciosa, vamos nos lapidando... a cada dia, a cada nova situação que vivemos e a cada escolha que fazemos... vamos nos melhorando como ser humano... sempre!Acredito que, no caminho da nossa vida, todas as experiências que vivemos (“boas” ou “ruins”) nos servem – sempre – para nos tornar um ser humano melhor.

Acredito que a Vida é –, fundamentalmente –, a oportunidade de nos melhorar em nossa individualidade e como ser humano que somos.

Acredito que cada pessoa sempre oferece o seu melhor – dentro de sua capacidade de compreensão e seu nível evolutivo.
Lastimo, quando percebo as pessoas equivocadas quanto a valores e desencontradas de si mesmas.
Lastimo, quando percebo as pessoas tomando verdades relativas como absolutas.
Porém, quem já não se desencontrou de si mesmo e quem não precisou empunhar uma verdade relativa acreditando, sinceramente, ser absoluta?!

Por isso, o autoconhecimento nos é tão fundamental!
Pois, acredito que quanto mais nos conhecemos, mais nos encontramos conosco mesmos e nos libertamos; e, mais nos desarmamos de nossas verdades absolutas.
Aprendemos que na vida que vivemos tudo é relativo, inclusive, nossas verdades.
Compreendo que o exterior é reflexo do interior; e aquilo que acreditamos interiormente se reflete (concretizado) em nosso mundo exterior.

Acredito que nós modelamos nosso destino com nossas crenças e valores; e que nossas escolhas e nossas reações frente às situações lhes são decorrentes. Portanto, acredito que nossas crenças são nosso motor e nosso norte para nossas escolhas e comportamentos.

E é por isso que, no processo de autoconhecimento, num mergulho interior, vamos compreendendo como nossas crenças se articulam e como as mesmas nos conduzem a fazer as escolhas que fazemos.

Acredito que o autoconhecimento é um processo de fazer as pazes conosco mesmos (com quem somos essencialmente!) e aprendermos a ser leais a nós mesmos, a cada momento que vivemos, a todo momento.


Mariah Bressani

***********

Nenhum comentário: