domingo, 2 de dezembro de 2012

Algumas Premissas do Processo de Coaching



O coaching é um processo com começo, meio e fim e que viabiliza a concretização de um objetivo.
Quando uma pessoa contrata um coach para fazer um processo de coaching, ela encontra um profissional habilitado com ferramentas adequadas e algumas premissas que lhe permitem ajudá-la.

Eis algumas premissas:
1. Sonhar é preciso
2. Crença no positivo fortalece
3. É fundamental ter Foco
4. O “Eu quero!” é importante

1. Sonhar é preciso
Sonhar é preciso e necessário, porque tudo começa com um sonho.
Normalmente, os sonhos tem a ver com a necessidade de autorrealização e, assim, o ser humano sonha.
É a partir de um sonho que tudo acontece. É a partir de um sonho que a pessoa sente-se energizada para realizar algo em sua vida. Por isso, as pessoas têm tantos sonhos.
Mesmo quando uma pessoa chega até um coach sem ter claro o que quer, há um desejo dentro de si – um sonho – que ela sente ou pressente que precisa vir à tona e realizar.
O "sonho" pode ser um projeto ou apenas a necessidade de fazer alguma mudança significativa em certo âmbito de sua vida e precisa de ajuda para poder definir a estratégia mais adequada para a sua concretização.

2. Crença no positivo fortalece
No processo de coaching, além de ser possível entrar em contato com o seu sonho (caso ainda tenha acontecido), o cliente também descobre e acredita que é possível realizá-lo, guardando os devidos dados de realidade.
Quando a pessoa se fortalece em sua crença no positivo; quando compreende que é possível realizar o seu sonho, o seu projeto, a sua mudança necessária, ela busca meios (estratégias) para concretizá-lo.


3. É fundamental ter Foco
A partir de então, no processo de coaching, estabelece-se e mantêm-se o foco no sonho, no projeto, na mudança, que o cliente (coachee) quer realizar.
Com a sua motivação renovada, com a sua crença no positivo e com a estratégia mais adequada, no decorrer do processo, o cliente mantém “tudo” girando em torno do seu sonho, do seu projeto e da sua mudança a ser alcançada e, assim, o ser do cliente vibra em sintonia.

4. O “Eu quero!” é importante.
Para que o sonho, o projeto ou a mudança seja realizada, para estabelecer a estratégia mais adequada e para que seja possível manter o foco no decorrer do processo de coaching, é fundamental também o uso da vontade.
É a sua vontade que promove o “Eu quero!”. Com o seu querer – fruto da sua crença de que é possível – o coachee (cliente) se mantém determinado para a realização do  seu objetivo  do seu sonho, do seu projeto ou da sua mudança.
A sua vontade e o seu querer permitem que a sua ação seja mais objetiva.

E, deste modo, levando-se em consideração também essas premissas, o coach (profissional de coaching) e o coachee (cliente) estabelecem a parceria e trabalham  em cocriação – no processo de coaching,  para que o seu sonho, o seu projeto e a sua mudança se realize.



Gostou do texto? Contribuiu de alguma forma para você?
Comente.
Compartilhe!



imagens: Google e pixabay


********

Nenhum comentário: