********
domingo, 30 de dezembro de 2012
domingo, 23 de dezembro de 2012
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
sábado, 15 de dezembro de 2012
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
Processo de Coaching – O caminho para a autorealização
Por Mariah Bressani
O Coaching é um processo com começo, meio e fim, que promove o atingimento de resultados de forma rápida e eficaz.
Ao contratar um coach – profissional de coaching – inicia-se um processo objetivo e, ao mesmo tempo, profundo, que auxilia o cliente a descobrir a sua própria maneira de fazer as coisas e o seu próprio caminho para alcançar os seus objetivos idealizados e, assim, a pessoa aprende a se colocar na direção de onde pretende ir e como chegar lá.
A sua estrutura é simples, pois tem como objetivo – objetivamente – levar a pessoa a sair do ponto A, onde se encontra para chegar ao ponto B, onde almeja estar, ou seja, o processo de coaching ajuda o cliente a constatar e a analisar onde está e a colocar-se e ir na direção onde quer estar.
As ferramentas e métodos utilizados no processo de coaching realmente permitem ao coachee (cliente) ter uma visão ampla do momento presente e, num crescente, amplia também a sua consciência sobre os seus próprios recursos disponíveis a serem desenvolvidos para alcançar a autorrealização.
O seu processo é complexo, afinal, é aplicado ao ser humano e tudo que diz respeito ao ser humano é complexo.
No decorrer deste processo, o cliente abre rapidamente a sua consciência e, então, descobre sobre si o que não sabia, mas, paradoxalmente, inconscientemente, já sabia – a sua individualidade única e intransferível. Aprende também a exercitar diversas habilidades e competências, às vezes, ainda, adormecidas dentro de si.
Com o auxilio do coach, o coachee descobre como ajustar os seus comportamentos nas diversas situações, que antes, talvez, não fossem tão assertivos e com o processo vão se tornando.
Vivencia a magia de falar sim quando sente que é sim, e não, quando é não e – pasme – dá certo!
Vivencia a magia de falar sim quando sente que é sim, e não, quando é não e – pasme – dá certo!
Desenvolve a percepção sutil das situações que vive, percebe as incoerências e as falhas nas relações e o que precisa fazer para ajustá-las.
Enquanto passa por este processo, a cada passo que dá em direção ao seu objetivo pretendido, a pessoa aprende a ouvir, mais e mais, a sua intuição – aquela voz interior que lhe diz o que fazer –, orientando-a sobre as novas possibilidades e as novas perspectivas de sua nova vida e o quanto “lá” estará mais confortável e realizada.
E, assim, no decorrer do processo de coaching, quando o cliente se permite ser conduzido por tudo o que vai descobrindo sobre si mesmo, sobre a sua nova visão e a certeza que – agora, sim – está na “direção certa”.
Então, a partir daí, a pessoa segue em frente, cada vez mais tranquila e confiante que chegará “lá” – alcançará o seu objetivo pretendido! E, inclusive, também soma-se a tudo isto os ganhos extras e extraordinários: a sua autoestima e a sua autoconfiança são renovadas.
Então, a partir daí, a pessoa segue em frente, cada vez mais tranquila e confiante que chegará “lá” – alcançará o seu objetivo pretendido! E, inclusive, também soma-se a tudo isto os ganhos extras e extraordinários: a sua autoestima e a sua autoconfiança são renovadas.
Gostou do texto? Contribuiu de alguma forma para você?
Comente.
Compartilhe!imagens: Google e pixabay
********
sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
domingo, 2 de dezembro de 2012
Algumas Premissas do Processo de Coaching
O coaching é um processo com começo, meio e fim e que viabiliza a concretização de um objetivo.
Quando uma pessoa contrata um coach para fazer um processo de coaching, ela encontra um profissional habilitado com ferramentas adequadas e algumas premissas que lhe permitem ajudá-la.
Eis algumas premissas:
1. Sonhar é preciso
2. Crença no positivo fortalece
3. É fundamental ter Foco
4. O “Eu quero!” é importante
1. Sonhar é preciso
Sonhar é preciso e necessário, porque tudo começa com um sonho.
Normalmente, os sonhos tem a ver com a necessidade de autorrealização e, assim, o ser humano sonha.
É a partir de um sonho que tudo acontece. É a partir de um sonho que a pessoa sente-se energizada para realizar algo em sua vida. Por isso, as pessoas têm tantos sonhos.
Mesmo quando uma pessoa chega até um coach sem ter claro o que quer, há um desejo dentro de si – um sonho – que ela sente ou pressente que precisa vir à tona e realizar.
O "sonho" pode ser um projeto ou apenas a necessidade de fazer alguma mudança significativa em certo âmbito de sua vida e precisa de ajuda para poder definir a estratégia mais adequada para a sua concretização.
2. Crença no positivo fortalece
No processo de coaching, além de ser possível entrar em contato com o seu sonho (caso ainda tenha acontecido), o cliente também descobre e acredita que é possível realizá-lo, guardando os devidos dados de realidade.
Quando a pessoa se fortalece em sua crença no positivo; quando compreende que é possível realizar o seu sonho, o seu projeto, a sua mudança necessária, ela busca meios (estratégias) para concretizá-lo.
3. É fundamental ter Foco
A partir de então, no processo de coaching, estabelece-se e mantêm-se o foco no sonho, no projeto, na mudança, que o cliente (coachee) quer realizar.
Com a sua motivação renovada, com a sua crença no positivo e com a estratégia mais adequada, no decorrer do processo, o cliente mantém “tudo” girando em torno do seu sonho, do seu projeto e da sua mudança a ser alcançada e, assim, o ser do cliente vibra em sintonia.
4. O “Eu quero!” é importante.
Para que o sonho, o projeto ou a mudança seja realizada, para estabelecer a estratégia mais adequada e para que seja possível manter o foco no decorrer do processo de coaching, é fundamental também o uso da vontade.
É a sua vontade que promove o “Eu quero!”. Com o seu querer – fruto da sua crença de que é possível – o coachee (cliente) se mantém determinado para a realização do seu objetivo – do seu sonho, do seu projeto ou da sua mudança.
A sua vontade e o seu querer permitem que a sua ação seja mais objetiva.
E, deste modo, levando-se em consideração também essas premissas, o coach (profissional de coaching) e o coachee (cliente) estabelecem a parceria e trabalham – em cocriação – no processo de coaching, para que o seu sonho, o seu projeto e a sua mudança se realize.
Gostou do texto? Contribuiu de alguma forma para você?
Comente.
Compartilhe!imagens: Google e pixabay
********
Assinar:
Postagens (Atom)