Por Mariah Bressani
O coaching é um processo com começo, meio e fim, que utiliza-se de ferramentas e técnicas especificas e que visa o atingimento do objetivo pretendido pelo cliente (coachee).
O que é surpreendente no coaching é a sua capacidade de promover autoconhecimento e estados psicológicos favoráveis às mudanças necessárias.
Autoconhecimento é: você para e se observa, percebe-se e constata, o que precisa ser melhorado em si mesmo e na sua própria vida e começa a agir neste sentido.
Para que seja possível melhorar qualquer área da sua vida, é essencial que a pessoa pare e a observe e deste ato de observação necessariamente acontece o autoconhecimento.
Afinal, não é possível melhorar algo, sem antes percebê-lo e diagnosticar onde está o ponto ou pontos de melhoria.
Deste modo, o grande trunfo do coaching é que o cliente se sente estimulado a agir no sentido de melhorar o que pode ser melhorado; o cliente se sente estimulado a ir além, a desenvolver o autoconhecimento.
Tanto é que o processo de coaching é personalizado, para que possa gerar no cliente a autopercepção e a necessidade de ações específicas para o seu quadro pessoal.
Para cada pessoa, o seu processo segue por um caminho próprio e único, trazendo o autoconhecimento e a necessidade de mudanças, e melhor ainda, a vontade de mudar, pois se sente estimulado para tal.
O autoconhecimento traz para si a consciência das suas qualidades e recursos pessoais, dos quais até então ainda não tinha se dado conta completamente, e, deste modo, naturalmente, eleva a sua autoestima e o seu autovalor.
Assim, mais autoconsciente, a pessoa se sente verdadeiramente estimulada e energizada para agir em prol das mudanças que favorecem o seu crescimento e o seu desenvolvimento, melhorando a sua performance nas mais diversas situações da sua própria vida e nas suas relações. E ao agir e, consequentemente, conseguir os resultados favoráveis e desejados, a pessoa se sente bem sucedida, o que leva, naturalmente, ao fortalecimento de sua autoestima e seu autovalor.
Deste modo, por qualquer caminho que o coaching siga no processo pessoal, acontece um moto continuo, estabelecendo-se o movimento para o autoconhecimento, o crescimento, o desenvolvimento, a ação, a elevação e o fortalecimento da autoestima e do autovalor do cliente.
Gostou do texto? Contribuiu de alguma forma para você?
Comente.
Compartilhe!imagem:
***********
Nenhum comentário:
Postar um comentário