domingo, 10 de junho de 2012

C. G. Jung



imagem: Google


********

domingo, 3 de junho de 2012

Principais Pilares do Coaching




Por Mariah Bressani

Coaching é um processo com começo, meio e fim, que atinge resultado – rápida e eficazmente.
Para que, nos processos de coaching, o coach e o coachee atinjam seus objetivos, com eficiência e rapidez, é preciso uma base que lhe dê sustentação e eficácia.
É importante distinguir quatro premissas ou pilares básicos no processo de coaching; a saber: ser humano, competências, metodologia e técnicas e ferramentas.

O ser humano é o principal pilar do coaching, pois o seu processo, por ser personalizado, tem como foco o atingimento da realização e da concretização do objetivo do cliente (coachee) e que é acompanhado por um profissional (coach), sendo ambos seres humanos.
Assim, no processo de coaching, o que fundamentalmente acontece é a participação de seres humanos; onde, embora o foco esteja na realização de objetivos predeterminados de um deles, o dois crescem devido ao aprendizado que adquirem, cada um em seu respectivo papel.
Como consequência desta participação, tanto um quanto o outro saem melhores – enquanto seres humanos e indivíduos – do que quando iniciaram o processo de coaching.

Para que o profissional de coaching – o coach – seja assertivo, é importante que ele desenvolva determinadas competências, como por exemplo, planejamento, comunicação e visão sistêmica, assim como, promover a melhoria contínua e ser capaz de se comprometer com seu cliente – o coachee – na realização do seu objetivo e seguir princípios éticos, como discrição e sigilo.
O processo de coaching tem a sua metodologia própria e técnicas e ferramentas específicas que permitirão ao profissional de coaching auxiliar o seu cliente a atingir seu objetivo.

E é a partir dessas premissas ou pilares básicos que o processo de coaching consegue promover resultados eficazes e ser bem sucedido ao seu final, trazendo melhoria sustentável e extraordinária para toda a vida do coachee, propiciando maior senso de satisfação e de realização para os envolvidos e gerando benefícios reais e amplos para suas vidas.


Gostou do texto? Contribuiu de alguma forma para você?
Comente.
Compartilhe!



imagem: Google


***********